A Base de Dados Social lançou no passado dia 1 de abril, a sua campanha anual de sensibilização para a consignação do IRS. Sob o mote ‘Porque ajudar não custa nada! O meu IRS apoia uma causa!’ a campanha, que decorre nas redes sociais da Base de Dados Social até ao dia 30 de junho de 2025, vai sensibilizar, informar e mobilizar os cidadãos para a consignação do seu IRS a organizações sociais.
Sem qualquer custo adicional para o contribuinte e, em 2025, com maior relevância junto das instituições apoiadas – fruto do aumento do valor a consignar para 1% – a consignação do IRS tem um impacto real na sustentabilidade das organizações do setor social, permitindo-lhes reforçar a sua capacidade de resposta, desenvolver novos projetos e apoiar de forma mais eficaz as comunidades e causas que servem.
Com um carater pedagógico que explica de forma simples o processo de consignação (muitas pessoas ainda desconhecem que não pagam mais IRS nem recebem menos reembolso por fazerem a consignação) ‘Porque ajudar não custa nada! O meu IRS apoia uma causa!’ remete para uma página dedicada da Base de Dados Social (com informações sobre organizações sociais elegíveis para receber consignações), ajudando o contribuinte a selecionar a entidade que quer apoiar (tendo em conta a localização geográfica ou a área de atuação) e a completar o processo de consignação de forma clara, rápida e eficaz.
No âmbito da campanha, vai ainda ser lançado durante o mês de abril, o Guia da Consignação do IRS que ficará disponível online para ajudar os contribuintes a compreender, passo a passo, como efetuar a consignação e conhecer o impacto positivo que pode gerar com a sua iniciativa. Por último, as organizações sociais serão também impactadas nesta campanha, sendo envolvidas em inúmeras iniciativas de comunicação que alertam para a importância da atualização das suas informações na plataforma, por forma a garantir maior visibilidade junto dos contribuintes e facilitar decisões de apoio mais conscientes e informadas.
‘Com esta campanha, queremos sensibilizar os contribuintes para o poder transformador da consignação do IRS. Este simples gesto de solidariedade contribui diretamente para a continuidade e crescimento das atividades das organizações sociais, promovendo uma sociedade mais justa, inclusiva e coesa’, afirma Cátia Cohen, gestora do projeto Base de Dados Social no Nova SBE Data, Operations & Technology Knowledge Center.
A Base de Dados Social constituiu a maior e mais abrangente plataforma de dados abertos do ecossistema de impacto social português. Este projeto pioneiro é desenvolvido no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria entre a Fundação ”la Caixa”, o Banco BPI e a Nova SBE, coordenado pelo Nova SBE Data, Operations & Technology Knowledge Center.