16ª Conferência Nacional de Economia da Saúde (CNES 16)
Notícias | 22 outubro 2019 16ª Conferência Nacional de Economia da Saúde (CNES 16)

A CNES 16 é o maior evento de economia da saúde a acontecer em Portugal a cada 2 anos. Como já é tradição, contou com uma onda do NHEM, que marcou forte presença com mais de 15 apresentações de qualidade. E não só! Este ano 5 elementos do NHEM (Luís Filipe, Joana Pestana, Judite Gonçalves, Carolina Santos e Eduardo Costa) encabeçaram a comissão organizadora juntamente com a presidente da APES (Céu Mateus).

O primeiro dia da conferência foi dedicado aos early careers, com um foco em três temas especiais:

- Comunicação em Ciência

- Carreiras no feminino

- Quem é e o que pode fazer um economista da saúde

Das sessões foram tiradas importantes conclusões, sobretudo sobre a importância de comunicar ciência, não só com a academia, mas sobretudo com o resto da sociedade.

No final do dia procedeu-se à entrega do prémio Pedro Pita Barros, a galardoar o melhor paper publicado em economia da saúde por um early career e a homenagear o nosso grande Professor e fundador do NHEM.

O segundo dia, iniciou com um discurso da Ministra da Saúde, Marta Temido, que compareceu na sessão de abertura da conferência para mostrar o seu apoio à investigação que é feita em economia da saúde em Portugal.

O resto do dia foi divido entre sessões paralelas e uma sessão plenária, onde se destaca o discurso de Erik Schokkaert sobre justiça em saúde e como medir desigualdades.

No terceiro e último dia da conferência, voltou a haver várias sessões paralelas de elevado interesse e duas sessões plenárias, onde Karen Bloor falou de comunicação da investigação em saúde e Manuel Gomes falou de “Missing Data”.

Em suma, um dia feliz para os economistas da saúde =)

What's happening