A nossa investigação é como açúcar para o público
Notícias | 21 setembro 2019 A nossa investigação é como açúcar para o público

Voltamos a provar que a investigação é feita para as pessoas. É provavelmente a frase mais cliché deste site, mas não deixa de ser verdade. Aqui temos um artigo que resume as conclusões do paper da Judite e do João, que são muito importantes para se avaliar a efetividade de uma politica de saúde pública.

"Os portugueses estão a consumir menos açúcar nos refrigerantes, desde que entrou em vigor, em Fevereiro de 2017, a taxa sobre as bebidas açucaradas e os refrigerantes. Mas não porque tenha havido uma grande quebra na compra dessas bebidas, revela um estudo de dois economistas da Nova School of Business & Economics, divulgado pelo Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia. A quebra no açúcar deveu-se, sobretudo, à reformulação das quantidades desta substância em algumas bebidas, com a indústria a evitar assim pagar o imposto mais elevado. A quebra mais visível no consumo deu-se, curiosamente, entre as bebidas menos açucaradas."

O artigo completo pode ser lido aqui.