Propostas de Intervenções Políticas para o Sistema de Saúde Português
Notícias | 02 fevereiro 2024 Propostas de Intervenções Políticas para o Sistema de Saúde Português

Num contexto de evolução do sistema de saúde português, com várias transformações em curso no Serviço Nacional de Saúde, e num momento de escolhas eleitorais, consideramos ser útil explicitar ideias para políticas públicas na área da saúde. É um contributo cívico, que se pretende que seja útil.

As ideias aqui apresentadas são diversas, na sua generalidade versus detalhe, no seu horizonte temporal imediato, de curto prazo ou de longo prazo, no seu custo político, no seu custo financeiro e na exigência técnica da sua criação e aplicação.

São ideias que não cobrem todas as áreas relevantes de políticas de saúde, mas tocam em aspetos nem sempre reconhecidos pelas decisões públicas. São ideias que reafirmam princípios gerais para o sistema de saúde, e para o Serviço Nacional de Saúde em particular. São ideias que se juntam a muitas outras que surgirão certamente na discussão pública nos próximos tempos.

São o nosso contributo para um debate que deverá, para além de apontar para as questões globais, identificar áreas específicas onde entendemos ser importante atuar. Ao contrário do que sucede nestas fases eleitorais, não pretendemos apresentar soluções, mas sim propostas de ações, identificar os contextos em que se situam e quais as entidades que as podem analisar e resolver, num determinado horizonte temporal.

👉 Leia o documento completo aqui: http://tinyurl.com/WeHaveADream-2024

👉 Comentários e sugestões podem ser deixados aqui:  https://momentoseconomicos.com/propostas-de-intervencoes-politicas-para-o-sistema-de-saude-portugues/

Autores: António Rendas; Carolina Borges da Cunha Santos; Eduardo Costa; Filipe Costa; Joana Gomes da Costa; Maria Rita Paiva Pessoa; Mariana Videira; Mário Ribeiro; Pedro Pita Barros (Coord.); Rita Dias Pereira

*O presente texto corresponde à opinião dos autores, em exercício de cidadania, sem refletir necessariamente qualquer posição ou opinião das instituições com que se encontram afiliados.