05 jun '25
Seminários | quinta-feira NOVA SBE HEALTH ECONOMICS & MANAGEMENT SEMINAR SERIES - JUNHO 2025

Na edição deste mês da NOVA SBE Health Economics & Management Seminar Series, teremos Adeline Delavande, Professora de Economia na Nova School of Business and Economics e na University of Technology Sydney, bem como Co-Investigadora Internacional no ESRC Research Centre on Micro-Social da University of Essex.

A Professora Delavande, também Editora Associada da Journal of Economic Behavior and Organization e Frontiers in Behavioral Economics, apresentará a sua pesquisa sobre Medindo as Expectativas dos Pacientes para a Escolha de Tratamento: Um Estudo de Caso sobre a Dosagem de Medicamentos para o Câncer, em colaboração com Helena Earl, Charles F. Manski, Monica Peek, Mark Ratain, Liam Schmitt e Austin Wesevich.

📅 Data: 5 de Junho de 2025
Hora: 14:00 - 16:00 (Hora de Lisboa)
📍 Local: Nova SBE | Sala D009

Título: MEDINDO AS EXPECTATIVAS DOS PACIENTES PARA A ESCOLHA DE TRATAMENTO: Um Estudo de Caso sobre a Dosagem de Medicamentos para o Câncer (com Helena Earl, Charles F. Manski, Monica Peek, Mark Ratain, Liam Schmitt e Austin Wesevich)

👉 Por favor, confirme a sua presença aqui: [EVENTBRITE]

RESUMO:

Estudamos como pacientes com câncer da mama fazem escolhas de tratamento quando enfrentam incertezas sobre a eficácia do medicamento, efeitos adversos (EAs) e custo. O contexto clínico é a duração ótima da terapia com trastuzumabe (6 vs. 12 meses) para câncer da mama precoce. Em colaboração com oncologistas da University of Chicago e University of Cambridge, projetamos e implementamos um experimento de escolha declarada com 250 pacientes com câncer da mama. Cada participante responde a oito cenários aleatórios que variam a eficácia, riscos de EAs (cardiotoxicidade e fadiga) e o custo associados às duas opções de dosagem. Recolhemos escolhas binárias e probabilidades subjetivas de escolher cada dosagem, permitindo uma compreensão mais rica das preferências sob informação incompleta. As probabilidades declaradas pelos pacientes respondem sistematicamente às características dos cenários, particularmente quando as diferenças na eficácia ou EAs são grandes. As variáveis sociodemográficas têm poder preditivo limitado, com exceção do estado metastático. Constatamos que os pacientes estão dispostos e são capazes de expressar expectativas probabilísticas sobre suas escolhas de tratamento em cenários hipotéticos, mas clinicamente realistas. Estes resultados demonstram a viabilidade e o valor de combinar técnicas de elicitação econômica com pesquisa clínica para entender melhor a tomada de decisão centrada no paciente sob incerteza.

BIOGRAFIA CURTA: Adeline Delavande

Adeline Delavande é Professora de Economia na Nova School of Business and Economics e na University of Technology Sydney. É Co-Investigadora Internacional no ESRC Research Centre on Micro-Social (University of Essex) e Investigadora Afiliada no Population Studies Center (University of Pennsylvania). Delavande é Editora Associada da Journal of Economic Behavior and Organization e Frontiers in Behavioral Economics. É Presidente-eleita da European Society for Population Economics e membro eleito do Conselho Executivo da Asian and Australasian Society of Labour Economics (2022–presente).

NOVA SBE HEALTH ECONOMICS & MANAGEMENT SEMINAR SERIES - JUNHO 2025
  • De 05 junho 2025 14:00
  • Ate 05 junho 2025 16:00
  • Local Nova SBE | Sala D009