Cuidados de Saúde Primários Baseados em Equipas Interprofissionais e Hospitalizações Evitáveis
Na edição deste mês da NOVA SBE Health Economics & Management Seminar Series, Rose Anne Devlin, Professora Catedrática do Departamento de Economia da Universidade de Ottawa, irá explorar o impacto dos cuidados de saúde primários baseados em equipas interprofissionais nas hospitalizações evitáveis. Focando-se no modelo de Family Health Team (FHT) em Ontário, no Canadá, a Professora Devlin discutirá a sua investigação sobre como este modelo inovador de cuidados afeta as hospitalizações por condições sensíveis ao cuidado ambulatorial (ACSCs), e as implicações desses resultados para a eficiência do sistema de saúde e os resultados para os pacientes.
Título: Cuidados de Saúde Primários Baseados em Equipas Interprofissionais e Hospitalizações Evitáveis
Autores: Yihong Bai, Rose Anne Devlin, Steven Habbous, Liisa Jaakkimainen, Sisira Sarma
👉 Por favor, confirme a sua presença aqui: EVENTBRITE
RESUMO:
Contexto: Muitos sistemas de saúde em todo o mundo estão a experimentar a transição de práticas baseadas em médicos para ambientes de cuidados primários interprofissionais com o objetivo de melhorar a prestação de serviços de saúde preventiva e a gestão eficaz de condições crónicas. Em Ontário, no Canadá, o Family Health Team (FHT), uma prática interprofissional abrangente, foi introduzido a partir de 2006 dentro de um sistema de saúde universal financiado publicamente. Este estudo examina o impacto causal do FHT nas hospitalizações por condições sensíveis ao cuidado ambulatorial (ACSCs).
Métodos: Utilizámos dados administrativos de saúde ligados de todos os residentes de Ontário com menos de 75 anos entre 2006 e 2023 (N = 5.903.260) e realizámos uma análise de diferenças em diferenças empilhadas. Os pacientes inscritos no FHT cada ano dentro de um sistema de pagamento por capitação ajustado por idade e sexo constituíram o grupo de tratamento, enquanto os pacientes inscritos num FHT semelhante cinco anos depois serviram como grupo de controlo. Dadas as diferenças observadas entre os grupos tratados e de controlo, utilizámos a técnica de balanceamento de entropia utilizando dados do período pré-FHT para equilibrar as características observadas de cada grupo. Os resultados incluíram: (i) a probabilidade de ser hospitalizado devido a uma ACSC, (ii) o tempo total de estadia (LOS) para todas as hospitalizações de ACSC e (iii) os custos totais de hospitalizações por ACSC em dólares canadenses de 2023.
Resultados:
Os pacientes inscritos no FHT apresentaram uma redução de 0,059 pontos percentuais (p < 0,01) na probabilidade de hospitalização por ACSC, uma redução no tempo de estadia (LOS) de 0,008 dias (p < 0,01) e custos mais baixos de hospitalização por ACSC de $18,50 (p < 0,01) por paciente por ano. As análises de estudo de eventos indicaram que esses benefícios persistem ao longo do tempo. As análises estratificadas revelaram que as populações urbanas, em situação de privação e masculinas apresentaram os efeitos mais pronunciados na redução das hospitalizações por ACSC.
Conclusão:
A mudança do sistema de pagamento por capitação centrado no médico para cuidados baseados em equipas interprofissionais reduziu as hospitalizações por ACSC, o tempo de estadia associado e os custos. Os responsáveis políticos podem utilizar estes resultados para otimizar os cuidados primários baseados em equipas interprofissionais, especialmente para pacientes com condições crónicas diagnosticadas, de modo a melhorar a eficiência do sistema de saúde e os resultados para os pacientes.
BIOGRAFIA CURTA: ROSE ANNE DEVLIN
Rose Anne Devlin é Professora Catedrática do Departamento de Economia da Universidade de Ottawa, tendo presidido ao departamento entre 2002 e 2008 e sido Vice-Decana de Investigação da Faculdade de Ciências Sociais entre 2011 e 2017. A pesquisa da Professora Devlin centra-se em questões de políticas públicas. Nos últimos vinte anos, publicou extensivamente sobre a economia da saúde, com foco nos cuidados de saúde primários e o papel dos sistemas de pagamento, a estrutura das práticas médicas na prestação de cuidados de saúde, a ligação entre o capital social e o acesso ao seguro e aos cuidados de saúde.
Publicou em revistas internacionais de topo, incluindo: Journal of Public Economics, Journal of Health Economics, National Tax Journal, Journal of Legal Studies e Journal of Risk and Insurance; bem como em revistas gerais internacionais como European Economic Review e Scandinavian Journal of Economics. O seu trabalho foi apresentado em vários eventos nacionais e internacionais.