Observatório da Despesa em Saúde 08 | Novembro 2024 | Orçamento do Estado para Saúde 2025
Notícias | 29 novembro 2024 Observatório da Despesa em Saúde 08 | Novembro 2024 | Orçamento do Estado para Saúde 2025

O Observatório da Despesa em Saúde pretende promover a análise regular das dinâmicas de evolução da despesa em saúde em Portugal. Esta publicação analisa as previsões do Orçamento do Estado de 2025 para a área da Saúde.

Em 2025, a despesa pública efetiva consolidada em saúde deverá crescer 7,2% em termos nominais em relação ao orçamento de 2024. O peso da despesa pública em saúde no conjunto da despesa primária das Administrações Públicas será de 13,3% no próximo ano. Apesar dos reforços orçamentais, persistem desafios importantes, como a subexecução da despesa de capital, atrasos nos pagamentos a fornecedores externos do SNS e riscos de derrapagem na despesa com pessoal.

O Orçamento do Estado de 2025 não inclui estimativas do impacto orçamental das medidas propostas para o setor da saúde, nem aborda os encargos futuros relacionados com os investimentos realizados através dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência, o que dificulta uma visão clara da pressão orçamental na área da saúde nos próximos anos.

🌐 O relatório já pode ser descarregado aqui:

Este relatório faz parte da Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria entre a Fundação "la Caixa", o Banco BPI e a Nova SBE.

 Autores do estudo: Pedro Pita Barros e Carolina Borges da Cunha Santos.

What's happening