VOICES | Do Congresso EuHEA 2024 por Joana Gomes da Costa
Notícias | 16 julho 2024 VOICES | Do Congresso EuHEA 2024 por Joana Gomes da Costa

O Congresso EuHEA 2024 em Viena explorou várias perspetivas sobre economia da saúde, desde análises macroeconómicas dos sistemas de saúde até estudos microeconómicos sobre comportamentos de pacientes e prestadores de cuidados. O objetivo foi fomentar uma compreensão abrangente das pesquisas mais recentes e informar políticas de saúde eficazes, equitativas e sustentáveis. O evento, com o tema "Abrir Perspectivas sobre Economia da Saúde", realizou-se de 30 de junho a 3 de julho de 2024.

Os participantes do Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Center (NHEM) incluíram Céu Mateus, Carolina Borges da Cunha Santos, Eduardo Costa, Francisca Vargas Lopes, Francisco Madeira, Joana Gomes da Costa, Joana Pestana e João Vasco Santos. As suas apresentações cobriram uma variedade de tópicos:

  • Carolina Borges da Cunha Santos: "Competição em múltiplos mercados e a decisão de saída de empresas farmacêuticas"
  • Eduardo Costa: "O Impacto da reforma dos profissionais de saúde na atividade hospitalar e nos resultados dos pacientes"
  • Francisca Vargas Lopes: "Estado de saúde mental e tendências de emprego nos Estados Unidos: Será que mudaram para sempre?"
  • Francisco Madeira: "Tendências na produtividade e tempos de consulta nos cuidados primários em Portugal, 2015-2022"
  • Joana Gomes da Costa: "Fatores que influenciam a distribuição da provisão de cuidados de saúde públicos e privados: Recursos humanos no contexto da saúde em Portugal"
  • Joana Paula Pestana: "Poderia lembrar-me, por favor? – Impacto dos lembretes por SMS nas consultas hospitalares"
  • João Vasco Santos: "O valor do envelhecimento saudável: Estimativa do valor económico da saúde em idades avançadas usando dados de uso do tempo"

 

No dia 1 de julho, durante a Assembleia Geral da Associação Europeia de Economia da Saúde (EuHEA), Céu Mateus foi eleita Presidente da associação.

Joana Gomes da Costa partilhou a sua experiência no congresso, destacando tanto os aspetos académicos como sociais. Assistiu a sessões esclarecedoras, incluindo uma palestra de Carol Propper sobre trabalho médico e um painel sobre a crise da força de trabalho na saúde, além de apresentar a sua própria pesquisa sobre a provisão de cuidados de saúde em Portugal. Fora do congresso, Joana aproveitou para explorar os marcos de Viena, experimentar a culinária local com colegas e participar em eventos sociais vibrantes. O congresso concluiu-se com uma festa no Vienna City Hall, permitindo que os participantes se conectassem a um nível mais pessoal. Joana expressou a sua empolgação para o EuHEA 2026 em Roterdão, antecipando mais uma experiência enriquecedora que combina estudo e camaradagem.

"Se procura passar alguns dias a ouvir sobre economia da saúde enquanto tem a oportunidade de adicionar um novo destino ao seu portfólio, o Congresso EuHEA é a opção que procura.

A cada dois anos, a EuHEA organiza o principal congresso europeu sobre economia da saúde. Este ano, realizou-se na Áustria, na sua bela capital Viena, sob o lema 'Abrir Perspectivas sobre Economia da Saúde'.

Decidi ir mais cedo para aproveitar a cidade e o que ela tem para oferecer. Se tivesse de destacar o que mais gostei em Viena, diria a Catedral de Santo Estêvão, subir à torre Norte com os seus 347 degraus para ver uma vista de 360 graus de Viena; inspirar-me na Biblioteca Nacional Austríaca com os seus milhares de livros e atmosfera soberba; e a cerveja austríaca no Rathauspark para apreciar a tranquilidade da natureza dentro da cidade enquanto me refrescava do calor. Passear pela cidade também me permitiu ver o Parlamento, a Ópera Estatal de Viena, o Hofburg e a Universidade de Viena (WU).

A oportunidade de ver amigos e colegas da APES (Associação Portuguesa de Economia da Saúde) e de outras instituições foi outro destaque. Juntaram-se a mim enquanto comíamos um Schnitzel gigante no Figlmüller, Goulash enquanto assistíamos a Portugal vencer a Eslovénia no Euro, e kaiserschmarrn antes de dançar no Salão de Festas da Câmara Municipal de Viena.

A EuHEA teve a sua receção de abertura no Learning Center do Campus da WU. O primeiro dia do congresso não poderia ter começado de melhor forma, com Carol Propper a dar uma palestra sobre Trabalho Médico sob Incentivos Financeiros Baixos. Isto foi particularmente interessante para mim, pois as distorções na força de trabalho médica podem levar a várias entropias dentro do sistema de saúde e é um tópico que está a ser discutido em todos os sistemas de saúde. Este assunto continuou no segundo dia com um painel de discussão sobre Novas Perspectivas na Crise da Força de Trabalho na Saúde.

O tema da prevenção também foi focado no congresso. Como economista da saúde a trabalhar na indústria farmacêutica, percebi (novamente!) que a indústria, embora vise promover o acesso a medicamentos inovadores, também considera a prevenção como um dos pilares importantes da saúde. De facto, a indústria farmacêutica e a academia podem não ser tão diferentes na sua visão e objetivos.

Além de assistir ao congresso, apresentei um artigo de pesquisa conjunto com Joana Cima e Eduardo Costa, intitulado 'Fatores que influenciam a distribuição da provisão de cuidados de saúde públicos e privados: Recursos humanos no contexto da saúde em Portugal', onde analisámos os determinantes da prática dual e o papel da competição salarial na distribuição de médicos no setor público e privado em Portugal. Joana Cima apresentou a parte final deste estudo intitulada 'Guerra de dois Mundos': O Estudo da Dinâmica da Prática Dual entre Médicos em Portugal', onde analisamos o papel da prática dual e os seus determinantes, assim como os fatores que afetam a transição de um médico de (i) contrato a tempo inteiro no SNS para prática dual e (ii) da prática dual para contrato a tempo inteiro no setor privado.

O evento social no Salão de Festas da Câmara Municipal de Viena marcou o final do Congresso. Esta foi uma excelente oportunidade para nos conhecermos melhor fora do contexto da nossa pesquisa enquanto dançávamos a noite inteira com alguns movimentos divertidos!

Não poderia terminar este artigo sem uma menção especial a Céu Mateus, que foi eleita Presidente da EuHEA neste Congresso. Ela tem sido uma amiga e mentora, e estou orgulhosa de ver uma mulher tão determinada e competente como ela a assumir a liderança da EuHEA!

Vou continuar a estudar e a investigar, esperando que o EuHEA 2026 em Roterdão permita a mesma combinação do melhor de dois mundos – académicos e amigos, lado a lado, divertindo-se enquanto trocam experiências, melhores práticas e conhecimento."

What's happening