O Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Center e Economics For Policy Knowledge Center em parceria com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) promovem o primeiro workshop do Grupo Consultivo do projeto de Contabilidade de Custos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS)
Notícias | 31 janeiro 2024 O Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Center e Economics For Policy Knowledge Center em parceria com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) promovem o primeiro workshop do Grupo Consultivo do projeto de Contabilidade de Custos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS)

O Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Center (NHEM) e Economics For Policy Knowledge Center (EFP-KC) em parceria com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) promoveram, no passado dia 26 de janeiro, no Campus da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em Carcavelos, o primeiro workshop dirigido ao Grupo Consultivo (Advisory Group), constituído para o acompanhamento do novo sistema de contabilidade de gestão para o Serviço Nacional de Saúde. Este projeto, liderado pela ACSS, e que se iniciou em junho de 2023, está a ser desenvolvido no âmbito do financiamento do Instrumento de Assistência Técnica (TSI) da Comissão Europeia (DG REFORM), através do consórcio internacional AARC- Consortium, e conta com a coordenação científica da Nova SBE liderado pelo Pedro Pita Barros (NHEM) e Pedro Brinca (EFP-KC). A equipa técnica é constituída pela Marta Almeida, Carolina Santos e a Mariana Videira e a equipa de projeto pela Marta Nogueira, Nádia Ahmad e Daniel Silva. Conta também com o apoio dos parceiros Technopolis Group Portugal e SEO Amsterdam Economics.  

Seis meses após o início do projeto, esta sessão teve por objetivo apresentar as atividades desenvolvidas até à data, nomeadamente as tarefas concluídas, o estado do projeto, os desafios e dificuldades enfrentados, bem como os resultados e principais conclusões da experiência, tanto em termos de aprendizagens como de recomendações, feitas pelo Grupo Consultivo e pelos recém-nomeados Embaixadores.

Na sessão de acolhimento ao workshop, Tiago Gonçalves, vogal do conselho diretivo da ACSS, realçou a importância do projeto, considerando-o “estruturante para o SNS e para o país”. A ACSS “está comprometida na sua concretização”, garantiu. Ana Ferreira Reis, representante da Comissão Europeia (DG REFORM), destacou a importância do TSI no apoio técnico na implementação de reformas, e referiu exemplos de boas práticas de reformas nos sistemas de saúde que estão a ser desenvolvidos em diferentes Estados-Membros da União Europeia.

O novo sistema de contabilidade de gestão visa melhorar a gestão financeira do SNS, de forma a obter informação útil de suporte à decisão, em termos de avaliação da eficiência, análise de benchmark, revisão dos modelos de contratualização/financiamento e pricing, bem como planeamento financeiro e orçamentação plurianual.

No encerramento da sessão, Pedro Pita Barros, coordenador científico do projeto, sumarizou as conclusões com um conjunto de recomendações e desafios para a boa implementação dos resultados.

 

 

What's happening