Os Contactos Multimercados Podem Atenuar a Concorrência?
Notícias | 22 novembro 2023 Os Contactos Multimercados Podem Atenuar a Concorrência?

Quando um determinado conjunto de empresas concorre em vários mercados, estas empresas estabelecem contactos multimercados. Estas interdependências entre mercados criam um incentivo à tolerância mútua1 e têm demonstrado que diminuem a concorrência dentro do mercado.2,3 Na minha investigação, avalio se os efeitos da CMM vão para além das acções dentro do mercado (por exemplo, preços, qualidade) e se também influenciam as decisões de participação no mercado, no mercado português de medicamentos não protegidos por patente.

Através de um modelo teórico simples, mostro que o potencial da MMC para aumentar a colusão pode depender da capacidade destes contactos para restaurar uma simetria global entre empresas que pode não ser observada em mercados individuais. Com base neste resultado, proponho uma medida que pondera os contactos entre empresas pela sua importância na atenuação das assimetrias das quotas de mercado e testo se as empresas farmacêuticas com maior MMC têm maiores hipóteses de sobrevivência em mercados individuais.

Os resultados mostram que, quando a unidade de análise é uma empresa num determinado mercado, as CMM não influenciam as hipóteses de sobrevivência das empresas farmacêuticas em mercados individuais. No entanto, quando a unidade de análise é um mercado, uma maior média de CMM entre empresas activas num mercado está associada a uma menor probabilidade de observar a saída de empresas desse mercado.

Estes resultados distintos sugerem que o grau de tolerância mútua é essencialmente uma caraterística do mercado individual em consideração, e não uma caraterística da rivalidade entre empresas independente do nível de concorrência enfrentado por outros concorrentes no mercado.

 

Carolina Santos
Investigadora de Pós-Doutoramento

 

[1] Bernheim, B. D., Whinston, M. D. (1990). Multimarket contact and collusive behavior. The RAND Journal of Economics, 1-26.

[2] Ciliberto, F., Watkins, E., Williams, J. W. (2019). Collusive pricing patterns in the US airline industry. International Journal of Industrial Organization, 62, 136-157.

[3] Lin, H., & McCarthy, I. M. (2023). Multimarket Contact in Health Insurance: Evidence from Medicare Advantage. The Journal of Industrial Economics.

 

What's happening