Despesas de Saúde em Farmácias Comunitárias
Notícias | 20 setembro 2023 Despesas de Saúde em Farmácias Comunitárias

As principais mensagens que se podem tirar:

Verifica-se que os pagamentos diretos das famílias representaram, em 2020, cerca de 45% da despesa em saúde realizada em farmácias comunitárias, sendo que os encargos do SNS representaram cerca de 49%.

Isto reflete, por um lado, o peso reduzido dos seguros de saúde e subsistemas no pagamento deste tipo de despesas, mas sobretudo evidenciam uma potencial desproteção financeira crescente da população neste setor.

Ao longo do período analisado, verifica-se um aumento dos encargos com medicamentos em 21%, explicado por um aumento do consumo, e atenuado por uma redução do preço médio.

👉 O relatório completo pode ser encontrado aqui: Observatório da Despesa em Saúde | 04

* O Observatório da Despesa em Saúde pretende promover a análise regular das dinâmicas de evolução da despesa em saúde em Portugal. Isto inclui análises relativas ao Orçamento do Estado, execução orçamental, pagamentos em atraso, fontes de financiamento do sistema de saúde, entre outras dimensões.

Este relatório faz parte da Iniciativa de Equidade Social, uma parceria entre a Fundación "la Caixa", BancoBPI e a Nova School of Business and Economics.

Autores do estudo: Pedro Pita Barros e Eduardo Costa

What's happening