17 nov '25
Seminários | segunda-feira NOVA SBE HEALTH ECONOMICS & MANAGEMENT SEMINAR SERIES – DEZEMBRO 2025

Na edição deste mês da NOVA SBE Health Economics & Management Seminar Series, recebemos Daniela Mourão Craveiro, que apresentará a sua mais recente investigação sobre trajectórias de envelhecimento e condições socioeconómicas ao longo da vida em países do sul da Europa.

📅 Data: 5 de dezembro de 2025
⏰ Horário: 14h30 – 16h00
📍 Local: Nova SBE | Sala B002

Título:
Condições Socioeconómicas ao Longo da Vida e Trajectórias de Limitações Físicas: Um Estudo de Seguimento de 6 Anos Entre Coortes em Três Países do Sul da Europa

👉 Confirme a sua presença aqui


RESUMO:
Compreender as tendências nas limitações físicas entre adultos é essencial para o planeamento em saúde, desenvolvimento de políticas sociais e preparação individual para vulnerabilidades associadas ao envelhecimento.

Estudos recentes sugerem que as coortes mais recentes que entram na velhice poderão estar a experienciar mais limitações físicas e um envelhecimento mais acelerado – uma hipótese designada por “deriva geracional da saúde”. No entanto, a evidência para este fenómeno nos países do sul da Europa permanece inconclusiva.

As condições sociais ao longo da vida influenciam as trajectórias de saúde, mas muitas vezes não são devidamente consideradas nas comparações entre coortes, o que pode enviesar os resultados. Adicionalmente, observa-se uma variação significativa no grau de consolidação dos estados sociais dentro da região, o que poderá explicar a diversidade de resultados encontrados na literatura.

Este estudo aborda estas lacunas, estimando trajectórias de limitações funcionais em Portugal, Espanha e Itália, com recurso a modelos de crescimento latente aplicados a dados longitudinais do inquérito SHARE – Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe – sobre adultos com 50 ou mais anos. A análise compara coortes com ajustes cumulativos progressivos para condições socioeconómicas desde a infância até à idade adulta tardia.

Os resultados mostram que a consolidação do estado social está associada a melhores resultados no envelhecimento, mesmo face a desigualdades sociais persistentes, reforçando a necessidade de adaptação das políticas sociais para dar resposta aos riscos emergentes que afectam as gerações futuras que entram na velhice.


Nota biográfica – Daniela Mourão Craveiro
Daniela Mourão Craveiro é doutorada em Sociologia (Universidade do Minho, 2017) e mestre em Psicologia Social (Universidade de Coimbra, 2007). É professora convidada no ISEG – Lisbon School of Economics & Management e investigadora na unidade de investigação do ISEG, Universidade de Lisboa. Os seus principais interesses de investigação centram-se no envelhecimento e nas desigualdades em saúde, com o objectivo de capacitar pessoas e populações para uma longevidade sustentável.

NOVA SBE HEALTH ECONOMICS & MANAGEMENT SEMINAR SERIES – DEZEMBRO 2025
  • De 17 novembro 2025 12:59
  • Ate 17 novembro 2025 12:59
  • Local Nova SBE | Sala B002