22 mai '24
Seminários | quarta-feira NOVA SBE HEALTH ECONOMICS & MANAGEMENT SEMINAR SERIES

NECESSIDADES NÃO SATISFEITAS DE CUIDADOS DE SAÚDE NA POPULAÇÃO COM 50 ANOS OU MAIS E SUA ASSOCIAÇÃO COM RESULTADOS DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Na edição deste mês do NOVA SBE HEALTH ECONOMICS & MANAGEMENT SEMINAR SERIES, Carlota Quintal, PhD em Economia pela Universidade de York, Reino Unido, e Professora Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, discutirá: Necessidades Não Satisfeitas de Cuidados de Saúde na População com 50 Anos ou Mais e sua Associação com Resultados de Saúde Durante a Pandemia da Covid-19.

RESUMO:

A pandemia da COVID-19 resultou em níveis sem precedentes de necessidades subjetivas não satisfeitas de cuidados de saúde (SUN). Este estudo investiga a associação entre SUN em 2020 e três resultados de saúde em 2021 — mortalidade, cancro e saúde autoavaliada (SAH), entre adultos com 50 anos ou mais, utilizando dados da administração regular da Pesquisa sobre Saúde, Envelhecimento e Reforma na Europa e das duas ondas especiais administradas em 2020 e 2021 referentes à COVID-19. Três tipos de SUN foram analisados: cuidados não prestados devido ao receio de contrair COVID-19, cuidados pré-agendados adiados e incapacidade de obter consultas médicas ou tratamentos necessários. Recorremos ao risco relativo e à especificação logística para investigar a associação entre SUN e resultados de saúde. Para evitar simultaneidade, são utilizadas variáveis de SUN com um atraso de 1 ano. Encontrámos uma associação negativa entre SUN e mortalidade. Este resultado difere das evidências anteriores (escassas), sugerindo que os sistemas de saúde priorizaram condições potencialmente fatais, no contexto da pandemia. Em linha com estudos anteriores, obtivemos uma associação positiva entre SUN e piores resultados de saúde no caso de cancro, embora seja estatisticamente significativa apenas para a medida global de SUN (por qualquer motivo). As maiores chances de reportar cancro entre aqueles expostos ao SUN podem indicar um diagnóstico de cancro tardio, confirmando que os cuidados de saúde não prestados eram realmente necessários para um diagnóstico oportuno. A associação entre SUN e SAH ruim ou razoável é positiva, mas não estatisticamente significativa, para o período analisado.

👉 Registe-se para este evento aqui: https://forms.office.com/e/DuBkv5d5m7

SOBRE CARLOTA QUINTAL:

Carlota Quintal é Professora Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde também é membro associado do Centro de Estudos e Investigação em Saúde (CEISUC) e membro integrado do Centro de Estudos em Economia e Negócios (CeBER). Possui um PhD em Economia pela Universidade de York, Reino Unido, e completou tanto o seu Mestrado como a Licenciatura em Economia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

A sua atual carteira de ensino inclui disciplinas em Economia da Saúde para estudantes de graduação e pós-graduação, bem como disciplinas em Macroeconomia II e Microeconomia II. Os interesses de pesquisa da Dra. Quintal estão principalmente na área da Economia da Saúde, com ênfase particular na equidade na utilização e financiamento dos cuidados de saúde, preferências sociais e prioridades na alocação de recursos de saúde, eficiência e custos na produção de cuidados de saúde, e prática médica dupla.

NOVA SBE HEALTH ECONOMICS & MANAGEMENT SEMINAR SERIES
  • De 22 maio 2024 14:30