Investigação | 17 agosto 2022 Nova SBE lança Nova SBE Open & User Innovation Knowledge Center em parceria com Copenhagen Business School e NOVA Medical School

Reforçando a sua missão de ser uma comunidade dedicada ao desenvolvimento e disseminação conhecimento com impacto no mundo, a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) criou o Nova SBE Open & User Innovation Knowledge Center, um centro de conhecimento dedicado ao desenvolvimento e produção de conhecimento científico multidisciplinar sobre gestão da inovação, nomeadamente inovação aberta e empreendedorismo pelo utilizador, desenvolvido em parceria com a Copenhagen Business School e a NOVA Medical School.

O Nova SBE Open & User Innovation Knowledge Center reúne cientistas e investigadores de diversos backgrounds e conta com os professores Pedro Oliveira e Leid Zejnilovic como diretores científicos. Conta ainda com um painel de académicos de prestigiadas universidades internacionais, merecendo destaque o professor Eric von Hippel, da MIT Sloan School of Management, que é conhecido pelo seu trabalho em inovação aberta e de utilizador. O centro concentra as principais atividades de investigação do Patient Innovation, uma plataforma digital que liga doentes, cuidadores e outros agentes dos cuidados de saúde e lhes permite partilhar soluções inovadoras desenvolvidas pelos próprios para melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

O Nova SBE Open & User Innovation Knowledge Center trabalhará de perto com o Nova SBE Innovation Ecosystem – um ponto de encontro de inovação através do qual se estabelecem parcerias com empresas com o objetivo de inovar colaborativamente e desenvolver soluções com um impacto social e económico concreto.

O primeiro grande evento do centro será a edição 2022 do Patient Innovation Bootcamp, um programa de aceleração desenvolvido em parceria com Copenhagen Business School, NOVA Medical School, IESE Business School, Biocat, Glintt e Associação Patient Innovation para ajudar doentes e cuidadores a desenvolver as suas soluções inovadoras e a lançá-las no mercado; a primeira semana de trabalho do Patient Innovation Bootcamp decorrerá entre 29 de agosto e 2 de setembro no campus da Nova SBE.

Merece ainda destaque a recente decisão de acolher em Carcavelos, já no próximo ano, uma das principais conferências europeia de inovação – DRUID23 – que trará ao campus da Nova SBE os principais cientistas desta área entre os dias 10 e 12 junho de 2023.

Os centros de conhecimento (knowledge centers) da Nova SBE centram-se no desenvolvimento de investigação aplicada e fundamental, programas académicos e educação executiva. Com a criação do Nova SBE Open & User Innovation Knowledge Center, a Nova SBE passa a contar com nove centros de conhecimento, cada um com um âmbito específico, que trabalham em prol de um mundo mais justo e sustentável.