A Nova School of Business & Economics voltou a ser reconhecida pela Universidade NOVA de Lisboa com o Prémio de Inovação Pedagógica, desta vez atribuído às professoras Patrícia Xufre e Maria João Quintão Braga pelo projeto “Gamifying Calculus: The ‘Calculus of Thrones’ Experiment to Boost Engagement and Success”, uma ideia invariavelmente inspirada na série ‘Game of Thrones’. O prémio, anunciado no âmbito do Dia da NOVA 2025, distingue iniciativas de docência inovadoras que promovem aprendizagens mais eficazes e uma maior proximidade com os alunos.
O projeto premiado nasce, segundo as vencedoras, da necessidade de ultrapassar o receio generalizado dos alunos em relação à disciplina de Cálculo I e de melhorar os níveis de aprovação. Para responder a este desafio, as docentes implementaram um modelo de gamificação que transforma o processo de aprendizagem numa experiência dinâmica e colaborativa ao longo de todo o semestre.
Na prática, os alunos foram organizados em equipas e participam semanalmente em desafios orientados. A primeira aula da semana manteve uma componente expositiva tradicional, mas a segunda assumiu um formato diferente: cada equipa nomeou um Raven - um representante rotativo responsável por explicar a matéria aos colegas e resolver um exercício no quadro, antes de toda a equipa enfrentar um desafio semanal.
Esta abordagem promoveu um estudo mais consistente, aumentou o envolvimento dos alunos e gerou resultados muito significativos. Para além do melhor desempenho em aprovações dos últimos anos, verificou-se também um aumento expressivo da percentagem de alunos que se manteve na unidade curricular até ao final do semestre.
Com este prémio, a Nova SBE reafirma o seu compromisso com práticas de ensino inovadoras e centradas nos estudantes, reforçando o impacto da escola no ecossistema académico da NOVA.