João Duarte
Investigador (Doutorado) Auxiliar
Economics for Policy Knowledge Center

João Duarte é Investigador Junior na NovaSBE Lisboa. Recebeu o seu Doutoramento em Economia pela Universidade do Illinois em Urbana-Champaign. Antes de se juntar à NovaSBE, João foi investigador associado na Universidade de Cambridge. A sua investigação foca-se em duas áreas primordiais: habitação e transformação estrutural. Em habitação, incorpora micro-fundamentos do mercado de habitação em modelos macroeconómicos para estudar como é que políticas monetárias afetam o mercado de habitação, e vice-versa. Em transformação estrutural, ele estuda como é que realocação de trabalho em diferentes indústrias pode explicar o abrandamento no crescimento de produtividade de trabalho agregado. Metodologicamente, ele usa estruturas macroeconométricas, que combinam teoria e métodos aplicados para estudar as questões de investigação acima identificadas.

2016 - Doutoramento em Economia - University of Illinois, Urbana-Champaign

2010 - Licenciatura em Economia - Universidade Federal de Pernambuco

Habitação, Políticas Monetárias, Crescimento Económico

• Duarte, João B., Pereira, Nuno (2023). The effect of monetary policy on household consumption expenditures in Portugal: A decomposition of the transmission channel. Portuguese Economic Journal, 22, 149-172.
  • Corsetti, Giancarlo, Duarte, João B., Mann, Samuel (2022). One money, many markets. Journal Of The European Economic Association, 20 (1), 513-548.
  • Brinca, Pedro, Duarte, Joao B., Faria-e-Castro, Miguel (2021). Measuring labor supply and demand shocks during COVID-19. European Economic Review, 139.
  • Dias, Daniel A., Duarte, João B. (2019). Monetary policy, housing rents, and inflation dynamics. Journal Of Applied Econometrics, 34 (5), 673-687.
  • Baer, Werner, Dias, Daniel A., Duarte, Joao B. (2013). The economy of Portugal and the European Union: From high growth prospects to the debt crisis. Quarterly Review of Economics and Finance, 53 (4), 345-352.
  • Brinca, Pedro, Duarte, João B. (2022). The importance of housing in Portugal: A macroeconomic perspective. The real estate market in Portugal. : Prices, rents, tourism and accessibility. Rodrigues, Paulo M. M. (Eds.), Fundação Francisco Manuel dos Santos, 9-26.
  • Buda, Gergely , Carvalho, Vasco M. , Corsetti, Giancarlo , Duarte, João B., Hansen, Stephen , Moura, Afonso S. , Ortiz, Álvaro , Rodrigo, Tomasa , Mora, José V. Rodríguez (mar 2023), (Cambridge Working Papers in Economics), Short and variable lags.
  • Brinca, Pedro, Duarte, João B., Holter, Hans A., Oliveira, João (fev 2019), (MPRA Paper, n. 91960), Investment-specific technological change, taxation and inequality in the U.S..