Na edição deste mês da NOVA SBE Health Economics & Management Seminar Series, recebemos Matilde Cappelletti, que apresentará a sua investigação mais recente sobre o papel do risco moral ex ante no seguro de saúde, analisando se a redução dos custos suportados diretamente pelos doentes pode influenciar comportamentos relacionados com a saúde entre pessoas com diabetes.
📅 Data: 26 de março de 2026
⏰ Hora: 11h00 – 12h30 (hora de Lisboa)
📍 Local: Nova SBE | Sala B005
Título:
Uncovering the Role of Moral Hazard in Health Insurance
👉 Por favor confirme a sua presença aqui
RESUMO
Este artigo investiga se existe evidência de risco moral ex ante no seguro de saúde, isto é, se a redução dos custos suportados diretamente pelos doentes conduz a comportamentos de saúde mais arriscados.
Compreender o papel do risco moral ex ante é crucial, uma vez que pode contribuir para problemas de saúde evitáveis. O estudo explora a implementação faseada de políticas estaduais nos Estados Unidos que reduziram os custos suportados pelos doentes na compra de insulina e centra se em agregados familiares com seguro privado e com diabetes. Utilizando dados ao nível do agregado familiar sobre compras de produtos alimentares, os resultados mostram que a redução dos custos da insulina conduz a um aumento na compra de açúcar, um nutriente diretamente relacionado com as necessidades de insulina e associado a riscos de saúde a longo prazo.
As vendas de produtos relacionados com a gestão da diabetes também aumentam, evidenciando uma mudança da gestão do estilo de vida para o tratamento.
Breve Biografia
Matilde Cappelletti é Professora Auxiliar no ISEG – Lisbon School of Economics & Management. É investigadora afiliada do ISEG Research e do ZEW Mannheim.
É doutorada em Economia pela University of Mannheim, na Alemanha. A sua investigação centra se na economia da saúde, economia pública e organização industrial.