Fontes de desigualdade no sucesso escolar português
Notícias | 16 junho 2022 Fontes de desigualdade no sucesso escolar português

Beatriz César desenvolveu a sua tese de mestrado sobre as fontes de desigualdade no sucesso escolar português, concluindo que as características familiares dos colegas de escola dos alunos portugueses é o principal determinante da desigualdade no sucesso escolar, existindo também algumas diferenças regionais.

Tendo como base dados dos inquéritos PISA, este projeto avalia a contribuição das características das famílias dos alunos e de informação ao nível da escola para a desigualdade no sucesso escolar dos alunos portugueses e como esta evoluiu ao longo dos últimos 20 anos.

A base de dados final contém uma amostra de 4.405 alunos em 2000, 6.128 em 2009 e 5.443 em 2018. Em 2000, esta amostra conta com 145 escolas, verificando um aumento deste número para 199 em 2009 e 233 em 2018.

Os resultados sugerem que, de forma consistente ao longo do período em análise, as características das famílias dos colegas de escola é o principal determinante observável da desigualdade sucesso escolar. Fatores ao nível da escola têm um impacto inferior na explicação da variação das notas dos alunos. Existe, no entanto, um decréscimo na parte desta variação que é explicada por estes dois fatores. São ainda observados alguns efeitos heterogéneos entre regiões. Estes  resultados estão em linha com aqueles Pedro Carneiro há 15 anos (disponível aqui): a famílias dos colegas é ainda o principal determinante observável do sucesso escolar.

Saiba mais aqui: Tese