Entrevista - A Aplicação dos Fundos do Plano de Recuperação e Resiliência
Notícias | 04 março 2022 Entrevista - A Aplicação dos Fundos do Plano de Recuperação e Resiliência

Pedro Freitas, do Centro de Economia da Educação da Nova SBE, foi entrevistado sobre a alocação dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no setor da educação.

Em entrevista ao Jornal Económico, Pedro Freitas respondeu a perguntas sobre a evolução histórica da educação em Portugal, os investimentos previstos para o setor da educação no âmbito do PRR e como aproximar o sistema de ensino português do resto da união Europeia. O investigador reconhece uma trajetória positiva na educação portuguesa, embora saliente a necessidade de combater as diferenças entre os alunos mais desfavorecidos e os mais privilegiados, apontando para evidência fornecida por dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Adicionalmente, este refere a importância de aproveitar os fundos do PRR para mitigar as perdas nas aprendizagens associadas à pandemia, reforçando também a necessidade de reverter o envelhecimento e sobrecarga do corpo docente nacional.