Entrevista - Diferenças de Género nos Diferentes Sistemas de Avaliação
Notícias | 14 março 2022 Entrevista - Diferenças de Género nos Diferentes Sistemas de Avaliação

Ana Balcão Reis, do Centro de Economia da Educação da Nova SBE, foi entrevistada sobre o seu artigo com Catarina Angelo relacionado com diferenças de género nos diferentes sistemas de avaliação.

Ana falou sobre os resultados dos vários estudos do Centro de Economia da Educação sobre tópico, referindo que, em média, tanto para rapazes como para raparigas, as notas dadas pelos professores são mais altas e as notas nos exames mais baixas, sendo esta queda menor para os primeiros do que para as segundas. Este resultado mantém-se tanto com professores homens como com mulheres, embora a queda anteriormente referida seja maior no caso dos alunos que têm professores homens, sendo que esse efeito é menor para os rapazes. No entanto, com os dados disponíveis, não são claros os mecanismos por detrás destas diferenças, sendo que é referida a possibilidade que estas se devam ao facto de as notas em questão medirem coisas diferentes. Em concreto, as notas dos professores têm em conta tudo o que foi a avaliação ao longo do ano e as notas dos exames apenas aquele momento em particular. É exposta a possibilidade de que as raparigas consigam ser mais consistentes ao longo do ano, conseguindo uma nota final mais elevada, e que os rapazes se saiam melhor em situações de stress, salvaguardando sempre que é necessário um maior estudo sobre a matéria para chegar a conclusões mais concretas.

Pode ler mais sobre estes estudos no Diário de Notícias e na revista Sábado.