O Impacto do Professor nas Aprendizagens do Aluno: Estimativas para Portugal
Notícias | 12 julho 2021 O Impacto do Professor nas Aprendizagens do Aluno: Estimativas para Portugal

A EDULOG (uma iniciativa da Fundação Belmiro de Azevedo que tem como objetivo contribuir para a construção de um sistema educativo de referência), juntamente com investigadores do Centro de Economia da Educação da Nova SBE e da University College London, desenvolveu pela primeira vez um estudo, exclusivamente em português, que permite avaliar a influência que um professor tem na evolução das aprendizagens dos seus alunos nas escolas públicas portuguesas, através do Valor Acrescentado do Professor (VAP). O estudo mostra que se todos os professores se todos os professores tivessem o mesmo impacto que os seus melhores pares nos alunos, as suas notas poderiam aumentar significativamente. Este efeito positivo é mais evidente na disciplica de Matemática do que de Português, a outra disciplina analisada. Este estudo foi noticiado pelo Jornal Público, entre outros.