Mestrados

Mestrado Internacional em Finanças

Frequently Asked Questions

Tudo o que precisa de saber acerca dos mestrados na Nova SBE.

O Mestrado Internacional em Finanças é um dos oito Programas de Mestrado oferecidos na Nova SBE, baseando-se no Mestrado em Finanças e adicionando uma maior orientação internacional e um apoio acrescentado para conseguir uma carreira internacional.  

O CEMS MIM é um programa conjunto oferecido pela aliança de 34 Escolas CEMS, a ser concluído em conjunto com um dos Mestrados da Nova SBE. Desta forma, poderá candidatar-se e inscrever-se em ambos os programas.

Na Nova SBE, cerca de 50% dos alunos do IMF estão também inscritos no CEMS MIM (ou seja, concluem o currículo do IMF no ano 1 e o currículo do CEMS no ano 2). Após a graduação, os alunos do CEMS recebem dois diplomas: o grau de mestre emitido pela Nova SBE e o certificado CEMS MIM emitido pela Aliança CEMS. Os alunos matriculados apenas no IMF recebem um diploma, o diploma do IMF emitido pela Nova SBE.

Além disso, o currículo do CEMS acrescenta ao currículo do IMF cadeiras e seminários de Gestão, que trazem uma preparação mais completa para quem deseja alcançar uma posição de liderança em qualquer setor e organização.

Na Nova SBE, todos os alunos de Double Degree devem estar matriculados no Mestrado Internacional em Gestão (IMM) ou no Mestrado Internacional em Finanças (IMF).* Ao graduar, os alunos de Double Degree recebem dois diplomas de Mestrado: um Mestrado emitido pela Nova SBE e um segundo Mestrado emitido por uma das escolas parceiras do Double Degree.

* Exceto os alunos do Double Degree no Mestrado em Economia com as Universidades parceiras Insper (Brasil), Louvain School of Management (Bélgica) e Luiss (Itália).

O exclusivo Mestrado Internacional em Finanças (IMF) acrescenta às características do Mestrado em Finanças:

1) forte ênfase na internacionalização, através da conclusão obrigatória da experiência internacional e da Tese em formato “International Field Lab”.

2) apoio exclusivo e personalizado para inserção no mercado de trabalho e potencializar a progressão na carreira após a graduação.

Os alunos que completam este Mestrado procuram geralmente uma carreira em organizações multinacionais na área financeira.

Os requisitos para se candidatar ao Mestrado Internacional em Finanças (IMF) e ao Mestrado em Finanças são diferentes (consulte a seção ‘Candidatura’ de cada Programa de Mestrado)

Requisitos

Este programa é pré-experiência, sendo desenhado para todos os candidatos com menos de dois anos de experiência profissional e igual ou inferior a 25 anos de idade. No entanto, estamos certos de que existem candidatos com idade superior a 26 anos de idade e com mais de 2 anos de experiência profissional que apresentam o perfil indicado - para saber se é elegível para este Mestrado, contacte a equipa de Admissões (leadyourfuture@novasbe.pt).

As candidaturas para os Mestrados Internacionais encontram-se abertas até ao dia 29 de abril de 2022.

Para se candidatar, deverá selecionar no formulário o programa de Mestrado Internacional em Finanças.

Sim. Para se candidatar a este programa deverá apresentar uma prova de proficiência de língua inglesa a nível mínimo C1 (ou enquanto língua materna), uma prova de proficiência de uma segunda língua estrangeira a nível mínimo B1 (ou enquanto língua materna), uma prova de proficiência de uma segunda língua estrangeira a nível mínimo A1 e um comprovativo de conclusão de um estágio, experiência de voluntariado ou experiência profissional de, no mínimo, 4 semanas. Estes documentos deverão ser incluídos no formulário de candidatura antes da submissão do mesmo.

Todos os certificados de línguas deverão referir o nível de acordo com o CEFR. A Nova SBE não aceita certificados de línguas online e diplomas de ensino secundário, como prova de proficiência de uma determinada língua.

Será necessário assinar uma declaração de honra bilingue. Requisite o documento à equipa de Admissões Nova SBE através do endereço leadyourfuture@novasbe.pt. Deverá preencher e submeter o documento diretamente no portal de candidatura.

Processo de admissão

As candidaturas para o Mestrado em Finanças encontram-se abertas até ao dia 23 de maio de 2022.

Sim, será pedido que pague uma taxa de matrícula, não reembolsável, no valor de 1000€ para os Mestrados em Gestão, Mestardo Internacional em Gestão, Economia, Finanças, Mestrado Internacional em Finanças, Análise de Negócios, Empreendedorismo de Impacto e Inovação e Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas.

A matrícula nos programas internacionais (Double Degree e CEMS MIM) são confirmadas depois do pagamento adicional de uma taxa no valor de 1500€.

Ambas as taxas são deduzidas do valor total da propina e não reembolsáveis.

Os alunos que pretendam desistir do programa de mestrado deverão enviar uma confirmação por e-mail para requests.admissions@novasbe.pt e para masters@novasbe.pt até à data-limite de pagamento da segunda prestação da propina. Depois desta data, os alunos podem ser responsabilizados pelo pagamento de propinas e taxas associadas ao programa.

Os alunos admitidos podem adiar a sua entrada em Mestrado por um ano. Devem informar a Nova SBE por email, através do requests.admissions@novasbe.pt, até ao prazo de pagamento da segunda prestação das propinas.

Os alunos que desejem pedir o adiamento da sua entrada em mestrado, deverão pagar a sua taxa de inscrição em Mestrado e posteriormente requisitar a mesma por email fazendo chegar um pedido formal, o qual envolverá a apresentação de uma justificação e respetiva prova.

Com o pedido de adiamento de entrada em Mestrado, levará à perda de eventuais bolsas que tenha recebido e possibilidade de pedido das mesmas. O pedido de adiamento poderá estar sujeito ao pagamento de taxas.

Candidatura online

Consulte as instruções para a candidatura online disponíveis na página no formulário. Se tiver dúvidas adicionais, contacte a equipa de Admissões da Nova SBE.

Faça apenas upload de um PDF ou Zip File por seção (máx. 3 MB por ficheiro). O nome do ficheiro deverá ter, no máximo, 65 caracteres. Se o problema persistir, por favor contacte a equipa de Admissões da Nova SBE.