NovaSBE-Fellowship

No passado dia 19 de novembro, os alunos da Nova SBE Fellowship for Excellence participaram num desafio de impacto social desenvolvido em parceria com a Everis, consultora multinacional de negócios e tecnologias de informação, parceira do programa de bolsas da Nova School of Business & Economics, a Câmara Municipal de Cascais e o Centro Comunitário da Paróquia da Carcavelos (CCPC) para trabalhar questões de sustentabilidade e responsabilidade social. O desafio de impacto social, também denominado “Impact Challenge”, pretende desenvolver as competências técnicas de que os alunos precisarão no mercado de trabalho enquanto visa, ao mesmo tempo, ajudar o CCPC.

Os alunos foram, deste modo, desafiados a encontrar soluções para o CCPC – um centro que ajuda crianças, famílias e idosos, dando assistência a várias áreas de apoio social e emprego – perguntando-lhes como poderiam garantir a sustentabilidade financeira do CCPC a médio prazo. O intuito passava por tentar solucionar os problemas mais prementes do Centro Comunitário, assegurando que este poderá continuar a ter capacidade de prestar serviços sociais.

A iniciativa arrancou pelas 10h e decorreu no CCPC, onde representantes do mesmo fizeram a apresentação do contexto, e posteriormente a Everis e a Nova SBE dinamizaram e contribuíram para o desafio com a combinação de experiência na área de consultoria e conhecimento do sector social. Uma vez divididos em equipas, os alunos conciliaram as suas melhores ideias e elaboraram um pitch, que foi apresentado a um júri composto por membros do centro e da Everis. Durante um período de cinco meses, os alunos trabalharão lado a lado com os consultores da Everis para pôr em prática os projetos de maior impacto para o Centro Comunitário.

Esta é uma iniciativa inovadora que pretende enfatizar o interesse, a motivação e o envolvimento que estes alunos já detêm com causas sociais – razão pela qual, além da excelência académica, foram nomeados Nova SBE Fellows – enquanto os prepara para o futuro mercado de trabalho, motivando-os para um desenvolvimento profissional sustentável, atentos ao impacto e responsabilidade social. Abaixo poderá ver um pequeno vídeo sobre como decorreu este inovador desafio.

Impact-NovaSBE