Titulares das Provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior de maiores de 23 anos

As provas de avaliação para a frequência do ensino superior pelos maiores de 23 anos visam facultar o acesso ao ensino superior aos que mostrem possuir competências para a frequência de um curso de 1.º ciclo.

Se completou 23 anos até 31 de Dezembro do ano que antecede a realização das provas e não tem habilitação de acesso para determinado curso de 1.º ciclo, pode inscrever-se na Nova SBE, para realizar a prova e obter essa habilitação.

A este concurso podem candidatar-se os aprovados na prova especialmente adequadas destinada a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior.

O candidato não pode ser portador de um exame de matemática de 12ºano válido (tendo em conta que este item tem uma validade de dois anos).

Legislação & Regulamentos

Número de vagas para 2018/2019

Calendarização para o Concurso Especial de Acesso

Período de Candidaturas à Prova Escrita 02 a 09 de Maio
Afixação do edital de admitidos à Prova Escrita 16 de Maio
Prova Escrita 21 de Maio
Publicações dos Resultados (Prova Escrita) 01 de junho
Período de candidaturas Acesso e Ingresso M23 20 de junho a 10 de julho
Publicação de Resultados 20 de julho
Matrículas 06 a 10 de agosto

Documentos a apresentar

• Fotocópia do Cartão de Cidadão;
  • Curriculum Vitae;
  • Carta explicativa das motivações do candidato, nomeadamente quanto às razões pelas quais deseja ingressar no ensino superior e às capacidades que entende deter para a frequência do curso superior em que deseja inscrever-se, em que medida é que este pode acrescentar maior valor aos conhecimentos já adquiridos e à evolução da sua vida profissional e quais as aspirações profissionais no futuro;
  • Declaração, sob compromisso de honra, de que não é titular de habilitação de acesso ao ensino superior, conforme o disposto na alínea a) do n.o 5 do artigo 12.o da Lei n.o 46/86, de 14 de Outubro, (Lei de Bases do Sistema Educativo), alterada pelas Leis n.os 115/97, de 19 de Setembro, e 49/2005, de 30 de Agosto;
  • Outros documentos (diplomas, certificados de habilitações, cartas de recomendação) que o candidato considere úteis para demonstrar as suas habilitações e o seu currículo;
  • Certificado de inglês do British Council ou Instituição equivalente (nível mínimo exigido B2).

Pela candidatura à Prova Escrita de Matemática é devido o pagamento do emolumento: 60 EUR.

Pela candidatura de Acesso e Ingresso M23 é devido o pagamento do emolumento: 70 EUR.