Via Verde Saúde: Inovação Organizacional em Unidades de Saúde
Notícias | 07 maio 2024 Via Verde Saúde: Inovação Organizacional em Unidades de Saúde

A série de Notas Informativas pretende divulgar análises curtas relativas a temáticas atuais sobre o setor da saúde.

A presente Nota Informativa analisa uma solução inovadora, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, de resposta à escassez de médicos de família e o seu impacto no acesso aos cuidados de saúde. A Via Verde Saúde (VVS) apresenta-se como uma medida temporária destinada a fornecer serviços de cuidados de saúde primários à população mais desprotegida, sem médico de família atribuído, na área de Lisboa.

A criação da VVS teve como base um novo modelo de cuidados de saúde primários que se apoia numa abordagem de equipa multidisciplinar. Esta Nota Informativa avalia a VVS em três eixos principais: satisfação dos profissionais, satisfação dos utentes e implicações económicas e financeiras. Os resultados revelam um elevado nível de satisfação profissional e o apreço pela qualidade dos serviços prestados. Em termos de impacto económico, a análise indica que a manutenção da VVS com aumento do financiamento e transição para um modelo mais sustentável, será orçamentalmente menos onerosa do que o seu encerramento, considerando o potencial aumento dos custos dos serviços de urgência hospitalar devido à falta de acesso aos cuidados de saúde primários.

👉 Ver o relatório completo aqui

Autores do estudo: Pedro Pita Barros, Olivia Villeneuve, Nuno Henrique Campos Matos e Carolina Borges da Cunha Santos

Este relatório faz parte da Social Equity Initiative, uma parceria entre a Fundación "la Caixa", o BancoBPI e a Nova School of Business and Economics.